segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Alemanha é campeã, e Itália leva terceira vaga


A Alemanha conquistou o Campeonato Europeu Feminino Sub-17 ao vencer a Espanha nos pênaltis após empate em 1 a 1. A disputa da marca da cal também foi necessária para determinar o terceiro lugar da competição, valendo a última vaga europeia para a Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA 2014, na Costa Rica. Inglaterra e Itália empataram sem gols em 80 minutos de jogo, mas as italianas venceram por 4 a 3 nos pênaltis, compondo juntamente com Alemanha e Espanha o trio de equipes que vai à Costa Rica em março.

Patricia Guijarro colocou a Espanha na frente aos nove minutos de jogo, quando a bola quicou no morrinho artilheiro e enganou a arqueira germânica Vivien Brandt. A Espanha criou várias chances e parecia prestes a aumentar a vantagem, mas Mireya Garcia Boa e Nahikari Garcia estavam com a mira descalibrada.

Contudo, a Alemanha arrancou o empate a quatro minutos do final, quando Nina Ehegotz fez um cruzamento, Jasmin Sehan não conseguiu acertar no primeiro poste, e Isabella Hartig calmamente empurrou para as redes.

Brandt fez duas defesas, e Sehan, Laura Widak e Hartig converteram as suas penalidades para garantirem o quarto Campeonato Europeu Feminino Sub-17 para a Alemanha, o segundo sob o comando de Anoushka Bernhard.

Na disputa do terceiro lugar, a Itália tomou as rédeas do jogo e pressionou a Inglaterra no primeiro tempo, mas sem superar a goleira Kirstie Levell. A equipe de Lois Fidler voltou com tudo no segundo tempo para enfim ameaçar a defesa italiana com uma série de escanteios, mas a goleira italiana Francesca Durante permaneceu atenta e afastou todo o perigo que vinha na sua direção.

Manuela Giugliano e Annamaria Serturini dominaram o meio-campo para a Itália durante todo o jogo, e Serturini deixou Gloria Marinelli cara a cara com a arqueira inglesa, mas Levell saiu bem e impediu o gol italiano na melhor chance do jogo.

Francesca Durante começou a disputa de pênaltis de modo brilhante, defendendo a primeira tentativa da Inglaterra e, depois, a terceira. Levell pegou o quarto chute da Itália, mas Marta Vergani converteu o quinto e sacramentou a vitória da Azzurra.

O terceiro lugar garantiu a Itália do treinador Enrico Sbardella na Costa Rica 2014, enquanto as anfitriãs do torneio, as inglesas, vão encarar a decepção de não participar do terceiro Mundial consecutivo. Elas só marcaram presença na edição inaugural, na Nova Zelândia 2008.