quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Torneio Internacional de Futebol Feminino



O Estádio Nacional Mané Garrincha sediará, entre 12 e 22 de dezembro, o Torneio Internacional de Futebol Feminino, com a participação das seleções do Brasil, Canadá, Chile e Escócia. A atacante Marta, do Tyresö, da Suécia, eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA, está confirmada.
É a primeira vez que a competição será disputada em Brasília. As cinco edições anteriores do torneio foram em São Paulo. A atacante Érika, da Seleção Brasileira, não participará do torneio devido a uma contusão, mas gostou da migração do campeonato para  Brasília. "É extremamente positivo para a modalidade. Teremos outro público, pessoas que não conhecem o nosso time e poderão vibrar com a nossa Seleção", disse.
Para a ex-jogadora da Seleção Brasileira e coordenadora de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson,  o torneio no Mané Garrincha servirá de espelho para uma nova geração de atletas. "É preciso que as meninas vejam nossas jogadoras em uma arena dessa magnitude. Elas precisam saber que isso existe, e saber onde elas podem chegar", disse.
"É preciso que o futebol feminino deixe de ser o patinho feio, e Brasília pode se tornar um dos centros para essas jogadoras", completou o secretário de Futebol do Ministério do Esporte, Antônio Nascimento.
Calendário
A disputa será realizada em quatro rodadas, com dois jogos em cada dia. A equipe brasileira chega à cidade em 8 de dezembro, assim como a chilena. As canadenses desembarcam no dia 6, e as escocesas, no dia 9. O jogo de abertura será no dia 12 de dezembro, e a final, no dia 22 de dezembro.
O técnico Márcio de Oliveira convocou 25 jogadoras na segunda-feira (25.11) e a delegação brasileira se apresentou no dia seguinte para iniciar a fase de preparação para o torneio. Os treinos estão sendo realizados em Pinheiral, no Rio de Janeiro.